Sou muito sensível às coisas ruins, como também às coisas boas. Sou extremamente feliz com as coisas que eu adoro fazer: pintar, escrever, criar e construir objetos, viajar e mergulhar na cultura chinesa. Lamento que não possa ter o tempo suficiente para realizar tudo que queria fazer na vida, mesmo só no campo de produção artística e literária. Neste caso, para mim a vida humana é demais curta, pois eu precisaria mais de trezentos anos. No entanto, contraditoriamente sofro facilmente ao saber das maldades da humanidade, mesmo apenas sabendo delas através da mídia. Assim, sinto que o mundo é triste e a humanidade que é ruim. Tirei então uma conclusão: não apenas que a sociedade tem que ser justa, mas a natureza humana precisa ser aperfeiçoada; não só economia, ciência e tecnologia devem ser desenvolvidas, mas a educação moral deve ser difundida com reforço. Realmente fico pessimista quando vejo que nada disso está acontecendo.
Os chineses falam dos “sete sentimentos e seis desejos”. Os sete sentimentos – alegria, raiva, tristeza, medo, amor, ódio e desejo – e os seis desejos –cor (beleza superficial), som, aroma, paladar, tato, pensamento – fazem parte da natureza humana e são normais, mas quando perdem o equilíbrio ou fogem do controle, o indivíduo começa a agir de modo errado ou simplesmente adoece e, no nível coletivo, então, a natureza humana se deteriora, provocando problemas familiares, sociais, até grandes tragédias e guerras. Ser emotivo, sentimental e sensível é o caráter essencial da natureza humana, mas, somente quando ele se direciona para preservação da vida, da beleza, da harmonia e da paz, ele se torna a base da “boa natureza humana”. O mundo fica melhor quando as pessoas de boa natureza humana vencem as pessoas de má natureza humana. A natureza humana que destrói a vida e a harmonia é capaz de transformar o mundo num inferno.
A natureza humana difere-se da natureza animal por ter o homem capacidade de pensar, de aprender, de se conscientizar e julgar. Quanto à sua qualidade ética natural, até os mestres confucionistas se divergiram. Mengzi (Mêncio, 371-289 AC) sustentava que a natureza humana é originalmente boa. Xunzi (300-230 AC) julgava que a natureza humana é originalmente má. Na verdade, independentemente da sua qualidade original, a natureza humana precisa ser aperfeiçoada e a boa natureza humana preservada por meio de educação, doutrinação, conscientização. Os sentimentos humanos não deveriam ser limitados em conceitos banais como os de “sete sentimentos e seis desejos”. A natureza humana pode ser aperfeiçoada e cultivada, sim, com sentimentos sublimes.
O ser humano emotivo, sentimental e sensível cultiva o amor, a benevolência e privilegia a harmonia e a beleza. A filosofia ética confucionista sustenta que o homem possua os sentimentos sublimes. A palavra sentimento é representada na filosofia confucionista pelo ideograma 心 (coração). Mengzi disse: “O sentimento de compaixão é essencial ao homem... O sentimento de compaixão é o princípio de benevolência. O sentimento de vergonha e aversão é o princípio de retidão. O sentimento de modéstia e complascência é o princípio de decoro. O sentimento de certo e errado é o princípio de conhecimento (sabedoria)” (恻隐之心,仁之端也;羞恶之心,义之端也;辞让之心,礼之端也;是非之心,智之端也). Mengzi considera esses quatro sentimentos ou virtudes como princípios éticos dos sentimentos naturais do ser humano, defendendo assim que a natureza humana seja originalmente boa. Zhuxi (1130-1200), um dos pensadores neo-confucionistas mais representativos, faz a distinção entre a natureza humana e os sentimentos, quando ele diz que benevolência, retidão, decoro e sabedoria fazem parte da natureza humana, enquanto que compaixão, vergonha e aversão, modéstia e complascência, certo e errado são sentimentos, porém, ambos estão interligados.
Na vida cotidiana, eu me esforço para preservar a harmonia em mim mesmo, mas sinto a impotência diante de empecilhos e dificuldades, por eu ser uma pessoa muito comum, com vários defeitos! Não é fácil encontrar o ponto de equilíbrio e o bom uso dos “sete sentimentos e seis desejos” em diversas situações. Por ser eu emotivo, sentimental e sensível, preciso fazer grande esforço para ser feliz, encontrando mais paz, amor e harmonia, em mim, no meu lar e no trabalho. Imagine, então, como é difícil para a humanidade como toda obter a boa natureza humana! Se um dia o milagre acontecer, o mundo será maravilhoso.
Gosto muito de uma música chinesa – O Oferecimento do Amor (ài de fèngxiàn) – cantada por Wei Wei e fez sucesso na década de 80. Essa canção, com letra simples, porém comove corações sensíveis e traz exatamente a mensagem de que o amor deveria ser amplamente cultivado e que seja base de um harmonioso mundo humano:
Esse é o chamado do coração
Esse é o oferecimento do amor
Esse é o vento da primavera da humanidade
Essa é a fonte da vida
Não haverá mais o deserto do coração
Não haverá mais o deserto do amor
Até o deus da morte se recua
As flores da felicidade desabrocham em todos os lugares
Ah! Só é preciso que todos ofereçam um pouco de amor
Que a terra se tornará um belo mundo humano
Ah! Só é preciso que todos ofereçam um pouco de amor
Que a terra se tornará um belo mundo humano
Existe a pessoa bruta e a sensivel que esta apta e perceber o amor a realidade da vida. O rude vive o seu Eu egoista nao sonha com a beleza ...
ResponderExcluirExiste a pessoa bruta e a sensivel que esta apta e perceber o amor a realidade da vida. O rude vive o seu Eu egoista nao sonha com a beleza ...
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